Página turística oficial do Distrito de Granada Español Inglés Francés Alemán Italiano Patronato Distrital do Turismo de Granada Contáctenos Contáctenos

Turismo de Granada

Granada, a 25 de Outubro 2005
Home > O patronato do turismo > O que significa o turismo para Granada?

O que significa o turismo para Granada?

Granada ocupa na actualidade uma posição preeminente dentro dos destinos turísticos internacionais.

Esta privilegiada situação é hoje possível devido à diversificação da oferta e desenvolvimento do turismo, sector que tem vindo a ser o verdadeiro motor da economia distrital nos últimos 25 anos.

Este panorama tão favorável têm-se baseado principalmente na melhoria da qualidade do destino no seu conjunto, o que está a produzir um aumento do grau de satisfação e fidelização dos turistas que visitam Granada.

O êxito tem-se ainda baseado no esforço realizado na última década pelas administrações locais e o empresariado para melhorar as infra-estruturas e diversificar a oferta turística. Nesse sentido, tem-se fomentado um turismo de qualidade com novas iniciativas, complementares aos produtos principais de cada zona turística, com as quais se pretende atrair o maior número possível de visitantes e aumentar as dormidas.

De onde procedem os turistas que visitan Granada?

Granada atrai turistas dos cinco continentes, embora mais da metade dos visitantes proceda do território espanhol. O distrito tem-se consolidado nos últimos anos como um destino muito apreciado por britânicos, alemães, franceses, estado-unidenses, holandeses e italianos. Junto de Madrid e Barcelona, Granada é a cidade espanhola preferida pelo turista japonês.

Em que altura do ano vêm?

Granada é um dos poucos distritos espanhóis onde não têm sido detectados importantes problemas de sazonalidade devido, em grande medida, à diversidade de produtos turísticos. Nos últimos anos, tem vindo a produzir-se uma tendência progressiva para a estabilização do número de pessoas que visitam Granada, independentemente da altura do ano.

Quais são os destinos mais visitados?

A capital granadina, e mais concretamente a Alhambra, são os destinos do distrito preferidos pelo turismo. O monumento nazarí, um dos mais visitados da Europa, recebe todos os anos 2.000.000 de visitas. A estação de esqui de Serra Nevada é o segundo motor do sector no distrito, com 1.300.000 visitantes anuais. A seguir, com diferentes graus de ocupação ao longo do ano, a Costa Tropical, a Alpujarra, as comarcas de Baza e Guadix, e o Poente Granadino.

Quanto gastam?

A percentagem de turistas de renda baixa que visita Granada tem vindo a diminuir consideravelmente nos últimos anos em favor dos visitantes de poder aquisitivo médio que gastam no distrito cerca de 72 euros/dia (alojamento incluído). Os esquiadores de Serra Nevada duplicam essa média e o gasto diário dos participantes em congressos e de aqueles que desfrutam de uma viagem de incentivos alcança habitualmente os 300 euros.

Alguns números importantes

O turismo é um dos sectores económicos que mais riqueza e emprego gera no distrito de Granada. Nos últimos anos, o número de visitantes tem vindo a aumentar de forma continuada acima da média espanhola até alcançar os 5.600.000 de turistas anuais. O turismo supõe cerca de 14% do PIB do distrito. De forma directa, o sector assegura 15% do emprego. Calcula-se que as receitas anuais ultrapassam os 1.500 milhões de euros.

O Observatório Turístico

O Observatório Turístico do Patronato Distrital do Turismo de Granada é um inquérito que recolhe trimestralmente dados sobre a procura turística, a ocupação hoteleira, o movimento de viajantes, as dormidas, os monumentos mais visitados, o gasto médio de cada visitante e o seu grau de satisfação, entre outras muitas variáveis. Foi criado em 1998 pelo Patronato para obter um documento fidedigno das flutuações turísticas mediante 6.000 inquéritos realizados a utentes dos Postos de Informação Turística e na própria rua.

Todos os dados estatísticos contidos neste estudo podem ser consultados nos boletins trimestrais publicados no site do Patronato Distrital do Turismo de Granada.